O Projeto Baja-SAE

    O projeto Baja SAE foi um desafio lança pelo Dr. John F. Stevens aos alunos de engenharia, nos Estados Unidos, e em 1976 se realizou a primeira competição. No Brasil a primeira competição aconteceu em 1994. Atualmente a competição é organizada pela SAE-Brasil e existem duas etapas anuais, a nacional e a regional, que visa preparar os veículos para a etapa nacional. Além disso, os primeiros colocados na etapa nacional têm a oportunidade de disputar a etapa mundial, que geralmente é realizada nos Estados Unidos.

    A competição Baja SAE consiste em projetar e construir um protótipo de um carro off road. Durante a competição o protótipo é avaliado quanto ao projeto, aceleração e velocidade final, poder de tração e frenagem, e ao final, por um enduro de resistência. Cada prova vale uma certa quantidade de pontos, o que é estabelecido pelo regulamento. A equipe vencedora é a que obtiver o maior número de pontos ao final da competição.

 

  Segundo seu regulamento:

"O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção."

    Ainda segundo o regulamento:

“cada equipe deve projetar e construir um veículo protótipo, fora de estrada (off – road), monoposto, robusto, visando comercialização ao público entusiasta e não profissional. O veículo deve ser seguro, facilmente transportado e de simples manutenção e operação. Deve ser capaz de vencer terrenos acidentados em qualquer condição climática sem apresentar danos.”